Como realizar a integração com o Google Shopping
A integração com o Google Shopping é feita através do link de feed XML. Para configurar, siga os passos abaixo:
Alguns pontos importantes:
-
Para que o feed de produtos seja gerado corretamente, é necessário que as informações da parte de Google/Facebook no cadastro dos produtos, estejam devidamente cadastradas.
Caso não seja para um produto constar no Feed de produtos e ser enviado ao catálogo do Google Shopping, basta não preencher os quatro campos mostrados na imagem acima.
-
É necessário que você possua uma loja virtual publicada com um domínio próprio para gerar o feed. Não é possível utilizar com um domínio gratuito (Ex: sualoja.lpqv.io)
-
É importante para a aprovação da Loja Virtual no Google Merchant, ter as páginas institucionais cadastradas que podem ser criadas no painel LPQV > "Configurações" > "Páginas".
-
É preciso também habilitar os buscadores na seção SEO, no menu Loja Virtual. Pode-se alterar o SEO também, caso queira.
1 - Acesse ou crie uma conta no Google Merchant Center (é possível acessar através de uma conta Gmail já existente, caso queira).
Caso seja o primeiro acesso à plataforma, será preciso informar se você possui uma loja online (se sim, informar o site da mesma) e se possui uma loja física. Depois, clique em "Continuar":
Na próxima tela, leia as orientações e clique em "Continuar no Merchant Center":
Na próxima etapa, informe o nome da empresa, selecione o país de registro e marque, caso queira, as opções para receber notificações por e-mail e convites para participar de pesquisas. Depois, clique em "Continuar no Merchant Center":
Por fim, clique em "Vamos começar":
As próximas etapas serão as mesmas após a configuração do primeiro acesso e também para quem já utilizava o Google Merchant Center.
2 - Copie a url do feed dos produtos acessando o painel da LPQV, no menu Apps e depois clique em Google Shopping.
3 - Ao clicar no app, será exibida uma janela com a url do feed, com isso basta copiá-la.
3.1 - Acesse o menu Loja Virtual e habilite a opção Habilitar buscadores. Você pode alterar o SEO, caso queira.
4 - Em sua conta no Google Merchant Center, acesse o ícone de configurações no canto superior direito e clique na opção "Origem de dados":
5 - Na próxima tela, clique na opção "Adicionar origem do produto":
6 - Dentre as opções que aparecerão, escolha a que consta como "Adicionar produtos com um arquivo":
7 - Nas configurações, informe o link do arquivo que foi copiado no painel LPQV, no menu "Apps" > "Google Shopping", edite a programação para as atualizações automáticas serem a cada 24 horas, às 00:00h. Por fim, informe o país e o idioma em que os produtos aparecerão e clique em "Continuar":
8 - Ao finalizar, as telas que aparecerão serão as seguintes e também será possível editar as informações, caso queira, clicando no ícone de edição em destaque:
Na página inicial do Google Merchant Center, no menu "Produtos" serão mostrados os produtos importados divididos por seções: todos os produtos, requer atenção (produtos que precisam ter alguma informação corrigida), tributo sobre vendas e melhorias automáticas:
Caso queira verificar o registro da fonte de dados, acesse novamente o ícone de configuração no canto superior direito, na página inicial do Google Merchant Center, e clique em "Origem de dados". Será possível adicionar outras fontes de dados e verificar os dados de cada arquivo:
Pronto! Seguindo as etapas descritas, o catálogo de produtos será importado ao Google Merchant Center (dependendo da quantidade de itens, a importação pode demorar alguns minutos).
Em caso de dúvidas, entre em contato conosco via chat.